quarta-feira, 4 de junho de 2008

linguado



Estes peixes possuem os dois olhos e a coloração de um mesmo lado do corpo. São muitissimo comprimidos, bênticos a apóiam-se totalmente sobre o lado sem olho, ficando permanentemente deitados no fundo. Outras características morfológicas são a dorsal e anal longas, aquela com início geralmente no alto da cabeça e ambas terminando muito próximas à caudal, quando não contínuas co esta. Boca variável e com dentes.

Carnívoros, predadores e presas importantes, são capazes de alterar totalmente a sua coloração, confundindo-se com o substrato de maneira impressionante e rapidíssima. Comumente estão semi-enterrados na areia do fundo, o que incrementa ainda mais seu mimetismo. Movem-se ondulando o corpo, s vezes com grande velocidade, mas preferem confiar em seu memitismo e são facílimos de serem alcançados pelo mergulhador e caçador submarino.

Ainda conforme Peixes Costa Brasileira, a época da reprodução varia, os ovos são pelágicos e flutuantes e as larvas são como as dos outros peixes, i.e., com orientação vertical e um olho de cada lado da cabeça. Com o crescimento, o crânio entorta e um olho migra para perto do outro, ao mesmo tempo que o peixe vai abandonando o nado normal para passar a se orientar em termos horizontais e a viver em contato normal com o substrato.Nessa região, vivem peixes adaptados a um ambiente muito diferente do costeiro. As es.pécies retratadas na publicação vivem entre 100 e 1500 metros de profundidade, são de pequeno tamanho, com adaptações morfológicas e fisiológicas complexas e pitorescas

Sua importância não está na pesca, mas no elo que constituem entre os componentes iniciais e finais da cadeia alimentar de mar aberto: elas servem de alimento para peixes de grande valor comercial, como atuns. A identificação desses espécimes é indispensável para a elaboração de estratégias de conservação e uso sustentável do ecossistema marinho de profundidade.Peixes costeiros, entre 0-40 metros, muito comuns em baías, praias e próximo a ilhas, sobre fundos de areia ou lodo. Aparentemente a reprodução ocorre no inverno e geralmente podem ser encontrado em pequenos grupos de 3-15 indivíduos. Os exemplares maiores são mais solitários. Corpo elíptico, raios centrais da caudal maiores.

Um comentário:

FABIANA disse...

gente consegui fazer um vídeo sobre ela o vídeo se chama respostas para provras sobre peixes linguados