terça-feira, 3 de junho de 2008

ARRAIAS

( Arraia de água doce ) Denominação comum à todos os peixes Batóides. Possuem esqueleto cartilaginoso, fendas respiratórias na face abdominal e grandes nadadeiras peitorais. Classe dos Seláquios, pertencem à família dos Paratrigonídeos. É o mesmo que raia, e seu ferrão venenoso, geralmente na sua cauda é muito perigoso.
A Arraia é um peixe cartilaginoso semelhante a um disco achatado nas bordas,
Possuem esqueleto cartilaginoso, fendas respiratórias na face abdominal com nadadeiras peitorais. Algumas chegam a pesar mais de 150 quilos na idade adulta. Tem o hábito de ficar imóvel no fundo do rio, de preferência em águas lamacentas

Habitam águas tropicais de pouca e média profundidade, alimentando-se de peixes "bentônicos" (de fundo), moluscos e crustáceos. Podem atingir até 3 metros de comprimento e 2,5 de diãmetro chegando a pesar até 400 kg, a exemplo das arraias jamantas. Por sinal estas são muito dóceis permitindo a aproximação e alimentação das mesmas, não oferecem nenhum risco ao ser humano. Já outras espécies como a raia manteiga, raia da pedra... são dotadas de um poderoso ferrão venenoso na cauda cuja espetada causa à vítima imensas dores, febre, inchaço e paralisia do local atingido, algumas vezes pode ser fatal (já constatei a morte de um pai de amigo por ferroada em uma pesca submarina, quando a raia ferrou o coitado e o arrastou até acabar o ar comprimido, ocasionando sua morte). Pode ser pescada com equipamento barra-pesada e iscas tais como camarão, peixes,cavalinha,parati,etc.
Deve-se tomar cuidado para não pisar numa arraia, pois apesar de não ser venenosa possui um ferrão coberto de limbo que dilacera a parte atingida provocando infecção e dores terríveis no homem, que pode ficar imobilizado por vários dias.


Nenhum comentário: