segunda-feira, 13 de outubro de 2008

cavalo -marinho

O cavalo-marinho é um peixe que causa muita curiosidade na criança. Sua cabeça é parecida com a do cavalo, por isso recebe esse nome, e fica posicionada para frente enquanto nada. Outra coisa que chama bastante atenção nesse animal é a posição vertical que fica ao se movimentar pela água. Sua boca é bem pequena e seus movimentos são lentos.

Na hora de se alimentar, os cavalos-marinhos não costumam ir atrás de alimentos. Eles usam sua longa cauda para se agarrar às plantas que ficam no fundo do mar e comem o que estiver passando por ele ali naquele momento. Esse é um dos motivos de não podermos misturar os cavalos-marinhos com outros peixes em aquários. Com certeza, eles morreriam de fome, pois os peixes iriam comer toda a comida que fosse colocada para eles.

É o cavalo-marinho "papai" que cuida dos seus filhotes antes e depois de nascer. Após o nascimento, num período mais ou menos de quarenta e cinco dias, ele alimenta os pequeninos, até que chega o momento deles aprenderem a se virar sozinhos.

O formato do seu corpo e a cor de sua pele fazem com que os cavalos-marinhos, muitas vezes, consigam se esconder no meio das plantas e pedras que ficam no fundo do mar para se proteger dos outros peixes que querem comê-los.

Há algumas espécies de cavalos-marinhos no Brasil que estão sendo ameaçadas de extinção. O homem quer pegá-los para usar na medicina e na ornamentação de aquários. Não há controle sobre isso. Portanto, se o homem continuar tomando essa atitude, os cavalos-marinhos não existirão mais. Vamos torcer para que isso não aconteça.

Um comentário:

Anônimo disse...

Nao quero q acabem o cavalos marinhos porfavor nao os peguem mais.