quarta-feira, 28 de maio de 2008

ANIMAIS MARINHOS.

Fundo do Mar
São animais vertebrados e aquáticos. Para simplificar são animais que possuem ossos e cartilagens que vivem na água. Para respirar o oxigênio contido na água utilizam as guelras (brânquias).

A maioria dos peixes possuem escamas, mas como toda a regra tema sua exceção o tubarão, por exemplo, não possui escamas! Os peixes impulsionam suas caudas para os lados para nadarem. Para que flutuem os peixes possuem um tipo de saco de ar!

O Plâncton é o principal nutriente do habitat marinho. Baleias, atuns, camarões, água-vivas dependem deste alimento sobrevivência. A grande maioria dos animais marinhos vive em águas rasas, perto das costas, onde há grande quantidade de alimento e luz.
Peixes que vivem em mar aberto aberto: Estes peixes vivem geralmente em cardumes, ou seja, vivem em bandos e nadam sempre juntos. É incrível como são ágeis mesmo nadando em conjunto, é um grande espetáculo acompanhar um cardume. Também é uma forma de defesa, se agrupam para se defenderem de ataques! Fazem parte deste grupo: as sardinhas, as anchovas, os atuns e muitos tubarões.

Peixes que vivem nos fundos:

Nunca viu um linguado! Não perca está experiência, eles vivem se arrastando nos fundos de areias, e acreditem tem os dois olhos de um mesmo lado! Vale à pena pesquisar mais sobre este peixe exótico! As garoupas, peixes grandes que podem ter até 2 metros de comprimento e até 300 kilos, também fazem parte deste grupo. Só que as garoupas preferem fundos rochosos!

Peixes que vivem nas profundezas:
São aquele que habitam o fundo do mar! O fundo do mar é uma ambiente hostil, escuro e a quantidade de alimento é escassa. Para enxergar neste habitat os peixes tem olhos enormes! Para a captura de alimento também contam com bocas enormes e dentes longos e afiados!

O Tamboril é um bom exemplo de peixe esquisito que vive nas profundezas. Como muitos animais do fundo do mar, têm iscas luminosas para atrair as presas.

Você sabe o que são fontes hidrotermais?

Podemos comparar as fontes hidrotermais aos oásis nos desertos. Estas fontes que liberam água quente rica em enxofre ficam perto dos chamados cristais oceânicos. (situadas na zona de separação de placas tectônicas, a água assim entre em contato com altas temperaturas). Cada uma destas fontes possui uma comunidade única de animais que por sinal são muito estranhos. São vermes gigantes, bactérias, moluscos, grandes crustáceos entre outros.

A primeira fonte hidrotermal em foi descoberta por acaso em 1977 nas Ilhas de Galápagos a cerca de 3.000 metros.

Nenhum comentário: